33 ideias para trabalhar em casa
A seguir, vamos te dar várias ideias de trabalho em casa que vão possibilitar ganhar dinheiro trabalhando em casa! Acompanhe.
Internet
1. Ecommerce
O ecommerce ainda é uma opção lucrativa, mas tenha em mente que ele exigirá mais energia e até mesmo investimento. É claro que se você tiver uma boa estratégia, o retorno financeiro será proporcional ao seu esforço, principalmente se você tiver produtos de qualidade.
Vale ressaltar que, à medida que seu ecommerce cresce, é preciso de mais espaço para estocar produtos e, dependendo de sua logística, o espaço da sua casa pode não ser mais suficiente. Nesse caso, é provável que você já tenha uma boa renda para alugar um local maior de sua preferência.
2. Blogs
Os blogueiros são profissionais que podem trabalhar integralmente de casa, já que o principal foco é escrever para um blog.
Existem diversas maneiras de se sobressair sendo um blogueiro profissional, conquistar uma renda escrevendo e até viver dessa profissão.
As principais são: trabalhar com publicidade no blog; venda de produtos complementares; promoção de produtos de terceiros, etc.
Mas não para por aí, hoje em dia, com a função de digital influencer, ou melhor, creator crescendo cada vez mais e levando os principais nomes de blogueiros até para a grande mídia, esse trabalho vai além de escrever para um blog.
O blogueiro pode ganhar espaço em outras mídias, como Instagram e Youtube; participar de eventos; ser patrocinado por marcas famosas e se tornar uma autoridade online.
Já é uma função concorrida, mas nunca deixa de ter público, se você tiver boa relação com os seguidores, tiver uma estratégia estruturada e for bom no que faz, pode chegar longe!
Se você tem algum conhecimento ou talento que pode ajudar outras pessoas, deseja trabalhar na internet e não tem muito dinheiro para investir, criar um ebook pode ser a opção ideal para trabalhar em casa!
3. Criação de ebooks
Os livros digitais apresentam inúmeras vantagens tanto para quem os cria quanto para quem os consome.
O escritor, por exemplo, pode criar sua obra sem depender de editoras, distribuir o produto facilmente em qualquer parte do mundo e escalar seus lucros rapidamente.
O comprador, por outro lado, recebe o ebook automaticamente, pode lê-lo de qualquer lugar que estiver e ainda obtém um produto muito mais acessível em comparação com um livro tradicional.
Se você se interessou por essa alternativa, não deixe de conferir nosso passo a passo completo para criar um ebook.
Ainda pensando em quem deseja empreender na internet compartilhando seus conhecimentos ou talentos, uma opção muito lucrativa é criar um curso online!
4. Criação de cursos online em vídeo
O mercado de Educação a Distância (EAD) vem se fortalecendo a cada ano por meio de produtos digitais e faturou mais de 107 bilhões no ano de 2015. Pensando nessa perspectiva, é possível fazer uma boa projeção para os cursos online nos próximos anos.
Apesar desse tipo de produto digital ser um pouco mais trabalhoso do que o ebook, as principais vantagens são o baixo custo de produção e a possibilidade de escalar os ganhos, já que seu curso poderá ser comercializado para milhares de pessoas.
Além disso, eles estão cada vez mais populares e o melhor é que não exigem logística de entrega física, você terá mais flexibilidade para trabalhar com o tema que preferir.
O que é ainda melhor é que você pode, literalmente, ter um curso sobre qualquer assunto que domina. Ou seja, você não precisa necessariamente ter experiência profissional, basta ter um conhecimento que deseja compartilhar e a vontade de construir seu próprio negócio.
Existem diversos nichos para explorar. Os 5 tipos de cursos mais vendidos são sobre negócios e carreira, saúde e esportes, educação, relacionamento e desenvolvimento pessoal.
Conheça a história de sucesso de Tatiana Gebrael, Produtora da Hotmart, que possui um curso no nicho de saúde:
Nada impede que qualquer nicho possa ser muito lucrativo, se você trabalha com o que ama e coloca seus esforços ali, o resultado vem naturalmente. O Afiliado é um profissional focado em promover produtos de terceiros em troca de comissão a cada venda realizada.
5. Afiliação de produtos
Na prática, ele é a ponte entre o produto e o consumidor final. O Afiliado pode divulgar tanto produtos digitais quanto físicos.
Existem diversos tipos de estratégias para divulgar um produto na internet, que podem variar entre anúncios pagos, promoção nas redes sociais, em blogs, envio de email marketing, entre outros.
Esse profissional pode, exclusivamente, trabalhar de casa, já que necessitará apenas de um computador para gerenciar suas estratégias. Essa, inclusive, é uma opção ideal para quem quer ter um trabalho extra para incrementar a renda.
Para se tornar um Afiliado, você precisa participar de um programa de Afiliados, como o da Hotmart, que te conectará com os donos dos produtos.
A dica aqui é a mesma que demos no tópico sobre Produção Digital: o Hotmart Academy também vai te guiar para fazer sua primeira venda como Afiliado.
Ser um Afiliado é muito bom para quem tem uma certa audiência online, mas não quer necessariamente criar um produto digital. Ou quem não tem audiência, mas entende muito bem de compra de tráfego.
Em qualquer um dos casos, as vantagens são inúmeras e é possível crescer muito.
6. Copywriting
Copywriting é a arte de persuadir e vender por meio da escrita. Seguindo a mesma linha de raciocínio de um escritor, um copywriter pode trabalhar em casa e ganhar dinheiro online criando conteúdo focado em vendas e gerando resultado para um ou vários clientes à distância.
Um copywriter precisa estudar muito sobre técnicas de persuasão e psicologia de vendas, já que suas peças serão usadas para gerar lucro para quem as usa.
Se você vai iniciar nesse mercado, pode utilizar os mesmos sites que indicaremos aos redatores!
7. Aulas online
O professor online pode aproveitar os recursos que a internet proporciona para trabalhar de casa, dando aulas.
Ele pode seguir a premissa do professor particular e dar aulas ao vivo, por Skype ou Hangout, ou pode seguir o raciocínio dos cursos online e gravar um curso inteiro e disponibilizá-lo na internet.
Os dois casos funcionam muito bem com o professor de inglês, do nosso exemplo passado. Ele pode controlar uma agenda com as próximas aulas particulares ou pode gravar diversas aulas para criar um curso iniciante de inglês.
É válido citar novamente que, uma vez que suas aulas estão gravadas, elas poderão ser compiladas em um curso, que será vendido para milhares de pessoas.
(Se você pulou nosso tópico sobre “criação de cursos online em vídeo”, aconselhamos voltar no texto e dar uma lida).
O YouTube é o segundo motor de busca mais utilizado, perdendo apenas para o Google. Diante de tantas possibilidades de temas, é possível explorar algum assunto que interesse determinado público e criar seu próprio canal.
8. Canais no Youtube
O ponto de atenção do YouTube é que pode demorar certo tempo para você ganhar muitos acessos em seus vídeos e poder rentabilizar seu canal.
É preciso ter muita disciplina para gravar os vídeos, consistência em suas postagens e associar outras estratégias para impulsionar seu canal, como redes sociais, blog, parcerias com outros creators e anúncios pagos.
O canal no YouTube pode ser também uma maneira de divulgar outro serviço/produto que você exerce, como consultorias ou ebook, por exemplo.
9. Venda de espaço publicitário online
A venda de espaço publicitário é muito interessante para quem tem um site, blog ou canal de YouTube com grande volume de acesso, pois quem cede espaço para anunciantes, ganha um valor toda vez que algum visitante clica em um anúncio.
Se seu site/canal tem muitos acessos diários, a chance de várias pessoas clicarem nas propagandas aumenta e seu lucro também.
Para isso, é preciso habilitar o Google Adsense em seu site/canal.
10. Gestão de redes sociais
Nos últimos anos em que as redes sociais se transformaram em ótimos meios de comunicação entre marcas e público, as empresas começaram a investir mais nesses canais e também em profissionais especializados no assunto.
Se você é um deles, quer ganhar dinheiro trabalhando com redes sociais, mas deseja trabalhar de casa, pode oferecer seu serviço tanto como freelancer quanto como um colaborador remoto.
11. Redação
Saber escrever é uma grande qualidade para trabalhar na internet. Se você gosta ou é bom na escrita, você pode se tornar um redator freelancer ou, é claro, ter seu próprio blog.
Um bom conteúdo pode ser muito valioso, inclusive no quesito financeiro, e é por isso que muitas pessoas buscam bons redatores.
Nesse sentido, à medida que você for construindo um bom portfólio e fidelizando alguns clientes, poderá aumentar o preço de oferta.
Existem diversos sites que conectam empresas e pessoas procurando por trabalho de redatores. Vamos citar todos ainda neste texto para você começar a ganhar dinheiro escrevendo!
12. Revisão
A revisão é, muitas vezes, confundida com a redação. Mas você sabia que existem profissionais que se dedicam exclusivamente a verificar textos escritos por terceiros?
Inclusive, em alguns sites que oferecem serviços de freelancers existem vagas criadas especialmente para esse tipo de trabalho.
Se você se interessou por essa opção, saiba que é preciso conhecer bem as regras gramaticais do português, ter um “olho clínico” para erros de digitação e muito foco e concentração.
Normalmente, a remuneração é menor do que a do redator. Porém, você consegue realizar o trabalho mais rapidamente e pegar mais serviços, o que acaba sendo bastante vantajoso!
13. Escrita de um livro físico
Apesar dos ebooks estarem em alta, muita gente ainda faz questão de sentir a textura e o cheiro do papel impresso na hora de apreciar a leitura de uma boa obra literária.
Se você é mais tradicional ou tem o sonho de ver um livro com seu nome na estante de seu escritório, escrever sua própria obra pode ser uma experiência bem enriquecedora.
Seus olhos brilharam ao pensar nessa ideia? Então, confira nossas dicas sobre como escrever um livro e publicá-lo.
14. Aulas particulares
Professores particulares são muito procurados por pais de crianças e por adultos que desejam aprender um conteúdo de maneira exclusiva e dinâmica. Isso porque o professor consegue focar em uma só pessoa e acelerar a curva de aprendizado.
Se você é um professor de inglês, por exemplo, pode criar uma espécie de sala de aula em sua casa e receber seus alunos. A vantagem é que você pode organizar as aulas de acordo com sua disponibilidade.
O mesmo funciona para outros tipos de aula, como violão, canto ou informática, por exemplo.
15. Tradução
Os tradutores são profissionais com domínio de, pelo menos, dois idiomas e que sabem se comunicar muito bem.
Dependendo do projeto, é preciso não só traduzir de um idioma para outro, mas também saber contextualizar o que é escrito ou falado.
Imagine um filme em inglês com piadas locais dos Estados Unidos. Quando esse filme for traduzido para o italiano, por exemplo, o contexto deve ser adaptado a Itália. Por isso, o tradutor também deve ter conhecimentos gerais e ser um bom pesquisador.
E por falar em idiomas, é mais comum encontrar tradutores de certa língua para o inglês e vice-versa.
Se você tem domínio de outros idiomas, como português e francês, ou mandarim e alemão, a demanda por traduções será relativamente menor, mas o valor cobrado pelo trabalho pode aumentar, já que esses profissionais serão escassos.
16. Consultoria
Esse tipo de trabalho visa nortear outras pessoas em determinadas áreas de suas vidas.
É recomendado para pessoas que são especialistas em algum ramo, assim poderão aconselhar outras mais inexperientes.
Existem algumas consultorias que podem ser realizadas em sua própria casa, como consultoria financeira para investimento, consultoria profissional e empresarial.
Se você se encaixa em alguma delas, pode realizar esse tipo de trabalho em casa, pelo Skype, por exemplo.
Alguns exemplos são:
Consultoria de investimentos
Com a desbancarização do mundo digital, vários novos investidores estão buscando consultorias e gestão de carteiras de investimentos com quem entende do assunto. O mercado financeiro é sempre muito forte e cheio de oportunidades, se esse é o seu caso, vale a pena divulgar para os interessados.
Consultoria de marketing
Se você tem especialização em marketing, poderá oferecer a empresas e a empreendedores autônomos ajuda com relação à marca, divulgação e outras estratégias de marketing.
Consultoria financeira
Muitas empresas que passam por problemas financeiros tendem a recorrer a especialistas de fora da organização e essa é uma oportunidade para você que é da área. Seu trabalho será analisar a situação e desenvolver soluções criativas e adequadas para os problemas.
17. Desenvolvimento web
O desenvolvedor web tem as portas abertas para muitas oportunidades de trabalhar em seu lar. Muitas pessoas, empresas e novas startups buscam quem entenda de programação e desenvolvimento de sites.
Dentro desse contexto, existem várias linguagens e ramificações que um profissional pode seguir. Como são linguagens internacionais, é possível conseguir demandas de outros países também!
18. Criação de aplicativos
Na opção anterior, falamos sobre desenvolvedores que criam websites para empresas ou terceiros, trabalhando como freelancers.
Mas, se você sabe programar, outra ideia muito interessante pode ser desenvolver seu próprio aplicativo.
Hoje em dia, as pessoas utilizam os apps para os mais diversos objetivos:
- controlar finanças;
- comprar produtos;
- descobrir quando o ônibus vai passar;
- ouvir música;
- e até mesmo encontrar um grande amor.
19. Design e edição de vídeos
Designers também são muito procurados para transformar ideias em peças de comunicação visual.
O caminho mais simples é por meio do design para web, aquele em que as peças serão utilizadas em sites, blogs, redes sociais e materiais digitais, como ebooks e infográficos.
Na mesma área do design, o editor de vídeos é responsável por recolher um material cru e transformá-lo em algo que faça sentido dentro de um contexto, utilizando softwares de edição, como o Adobe Premiere, um dos programas mais populares entre editores.
O editor pode trabalhar como freelancer com projetos paralelos ou pode ser contratado por empresas como um colaborador remoto.
20. Coaching
O coach trabalha mais ativamente com pessoas que querem se desenvolver profissionalmente. Ele propõe ações, desafios e transmite conhecimento aos seus clientes.
O coach também ajuda a clarear objetivos, visando sempre resultados positivos, e atua em mudanças comportamentais que o cliente deseja realizar.
Para ser um bom coach, é preciso realizar uma série de estudos e saber analisar e antecipar situações-problema em um dia a dia profissional.
O coach pode trabalhar por meio de consultas presenciais, online ou, ainda, criar um curso online específico para determinado público.
21. Estética
Se você é uma profissional da estética, saiba que ter o seu pequeno espaço para atender clientes é uma ótima forma de gerar renda, principalmente porque você não precisará se preocupar com aluguel de loja!
Maquiagem completa, corte e pintura de cabelo, pedicure e manicure, limpeza de pele, massagem e depilação são ótimas opções para trabalhar em casa com estética.
22. Personalização de artigos
Camisetas, canecas, almofadas e outros itens podem ser personalizados de acordo com o desejo do cliente.
É preciso investir na impressora que vai imprimir a arte desejada nos objetos ou é possível terceirizar a impressão.
Se você é um designer, melhor ainda, pois poderá produzir suas próprias artes para decorar artigos!
23. Fotografia
Já pensou na possibilidade de ter seu próprio estúdio em casa?
Com um pequeno cômodo, já é possível prepará-lo para fotografar produtos ou pessoas, como ensaio de casal, newborn e grávidas, por exemplo.
Um fundo liso com cores neutras e a iluminação adequada são materiais essenciais para seu cantinho ficar com uma cara profissional!
24. Aulas de dança
Existem muitas pessoas que têm um talento natural para a dança e, mais do que isso, uma paixão enorme por essa arte.
Se você se enquadra nesse grupo, que tal ensinar outras pessoas tudo o que você sabe e ajudá-las a se manter ativas, saudáveis e mais felizes?
É claro que, para conseguir fazer isso, você deve ter algum ambiente adequado para receber seus alunos em sua casa. Mas, caso não tenha, você pode criar aulas online, com as lições em vídeo.
Além disso, é bem recomendável que você tenha algum tipo de especialização no assunto, para oferecer um serviço realmente excepcional e garantir a saúde e segurança de todos os seus alunos.
25. Conserto de roupas
Se você tem habilidades de costura, que tal oferecer serviços de conserto de roupas?
Esse é um serviço que, apesar de tradicional, ainda está muito em alta. Afinal, quem nunca precisou arrumar um zíper estragado, trocar algum botão ou apertar uma roupa que está muito larga?
Você pode divulgar seus serviços no bairro onde mora ou até mesmo utilizar as redes sociais para contar a todos seus amigos sobre seu trabalho.
26. Aluguel de quarto
Atualmente, as pessoas estão procurando opções mais acessíveis para se hospedar em suas viagens — mas, é claro, sem abrir mão do conforto.
Se você tem um quarto disponível em sua casa, com uma boa estrutura para receber turistas ou profissionais viajando a trabalho, essa pode ser uma ótima alternativa.
Inclusive, já existem sites especializados, como o Airbnb, que facilitam muito a vida de quem quer trabalhar nesse nicho de mercado.
27. Personal Stylist e buyer
Todos os serviços personalizados, em geral, podem ser executados em casa. Um personal stylist pode fazer visitas aos seus clientes ou ter um estúdio em casa para recebê-los, ensinando e dando dicas de combinações que favorecem mais.
Já o personal buyer é aquele que auxilia na compra, oferecendo conhecimento para uma boa curadoria, seu networking com as melhores lojas e até mesmo maneiras para economizar na hora de fazer compras pessoais ou para uma loja, por exemplo.
Produtos e Vendas
28. Trabalho artesanal
Esse é um nicho muito amplo que te dá várias opções de trabalho remoto. Se você tem habilidade ou interesse em aprender como trabalhar com produtos artesanais, essa é uma boa ideia! É possível produzir sabonetes, cremes, bijuterias, elementos decorativos, canecas, tapetes, caixinhas para organização e o que a criatividade permitir.
Uma boa dica é pensar em algum produto que gere recorrência de compras, como um creme para o corpo, por exemplo. Se seu produto for realmente bom, seus clientes irão te procurar com mais frequência.
Outra dica interessante é apostar em produtos personalizados que podem ser ótimas opções de presente pessoal, ou então, podem ser encomendas em grande escala para empresas.
O importante é pensar qual formato de trabalho mais se adequa com seu estilo de vida e com suas aspirações.
29. Produção de alimentos
Produzir alimentos caseiros também permite explorar muitas opções. Almoços saudáveis estão em alta, bem como sucos e lanches fit. É claro que os doces, bolos e tortas nunca perderão seu lugar.
Se você tiver um bom espaço em casa, pode investir na produção de alimentos em grande quantidade, como salgadinhos e docinhos para festa.
Pense em alimentos diversificados que possam atrair a atenção do público e fazer você ganhar destaque, como a produção de pasta de amendoim caseira. E olha que esse é só um exemplo para te inspirar em sua escolha, existem muitas novidades que podem ser exploradas, basta usar a criatividade.
Algumas dica legais são: em seu lançamento, faça degustação para pessoas conhecidas e, em seus próximos passos, faça parcerias com lanchonetes e padarias para vender seu produto.
Se você reparar, esse é um segmento em que há grandes chances de crescer e expandir o negócio, aproveite as oportunidades!
30. Produção de bebidas
Você sabe preparar cervejas, licores ou mesmo bebidas não alcoólicas, como sucos naturais?
Então aqui está uma ótima oportunidade para criar um negócio próprio!
Identifique aquele ramo com o qual você mais se identifica e aposte nele.
31. Revenda de produtos
Se você é sociável, tem facilidade para persuadir as pessoas e sabe vender bem, uma boa opção pode ser revender produtos para seus amigos, familiares e vizinhos.
Sabe aquelas famosas revistinhas de marcas, como Avon, Natura e Mary Kay?
Elas ainda fazem muito sucesso e podem gerar uma renda atraente para quem quer ganhar dinheiro sem ter que sair de casa.
Se seu perfil não combina muito com o nicho de estética e beleza, existem outras opções, como produtos nutricionais ou até mesmo utensílios domésticos.
No entanto, é importante levar em consideração que seus lucros não serão tão altos como seriam se você criasse um negócio próprio. Mas, talvez, essa seja uma boa ideia para começar e se manter ativo!
32. Aluguel de produtos
Hoje em dia muitas pessoas e empresas veem mais vantagem em alugar determinados produtos do que adquirir.
Por isso, esse tipo de mercado está crescendo e pode ser muito lucrativo para quem quer ter o próprio negócio.
Um exemplo, é o aluguel de utensílios para festas, você pode alugar mesas e cadeiras, utensílios para buffet e até brinquedos para festas infantis.
O importante é manter os produtos em bom estado, saber divulgar e fazer os acordos com os clientes. Uma coisa interessante, que pode inclusive valorizar seu negócio, é oferecer serviços extras.No exemplo de utensílios para festas, ofereça a entrega e retirada dos produtos e faça parcerias com buffets e confeitarias para oferecer descontos.
33. Brechó
Os brechós ainda atraem a atenção de quem quer consumir produtos de boa qualidade por um preço muito mais acessível e eles estão cada vez mais em alta.
Se você se interessa pela área de moda e de vendas, pode ter muito sucesso com esse tipo de negócio. O melhor de tudo é que você pode montar o brechó em sua própria casa, caso tenha um espaço disponível e acessível para isso.
Mas, caso você não tenha um ambiente adequado para isso, outra opção é fazer as vendas com horário marcado e criar um perfil no Instagram para divulgar as peças. Se optar por essa alternativa, você ainda pode oferecer uma consultoria personalizada para seus clientes!
DO BRASIL E ASSIM QUE PASSAR DESSA FASE, INICIAR UM TREINAMENTO COMPLETO.
Estou te entregando “De Graça” meu
“Estoque Especial e Pessoal” de Estratégias Praticas para resultados imediatos no Marketing Digital…
152 Estratégias Para Começar Do ZERO Seu Negócio Online no Marketing Digital. Comece hoje a aprender a como ganhar dinheiro na internet com o Curso FNO e veja as maravilhas de poder trabalhar de qualquer lugar do mundo pela internet.
Veja mais vídeos AQUI